SAÚDE DO SEU ANIMAL
NOVIDADES
Doenças Osteoarticulares em Cães

Formulações Ortomoleculares Utilizadas no Tratamento de Doenças Osteoarticulares

Osteoartrite

Em cães, a forma mais comum de doença articular é a osteoartrite (OA) ou doença articular degenerativa (DAD), uma doença complexa e progressiva das articulações sinoviais que é caracterizada por degeneração da cartilagem articular e por neoformação óssea nas margens articulares.

Apesar de ocorrer em animais de qualquer idade, a OA tem maior prevalência em animais adultos e pacientes geriátricos, afetando 1 em cada 5 cães. Aproximadamente 45% dos cães de raças grandes e gigantes apresentam doença articular degenerativa. Obesidade e exercício também podem aumentar o estresse em algumas articulações, predispondo ao desenvolvimento de OA.

Doenças Degenerativas da Coluna Vertebral

A doença do disco intervertebral é um problema comum em raças condrodistróficas, e é caracterizada por degeneração e calcificação dos discos intervertebrais, causando dor e quadros mais graves. Outra doença degenerativa da coluna vertebral de grande importância é a espondilose (bico de papagaio), bastante comum em cães de raças grandes e gigantes, caracterizada por promover compressão do segmento final da medula espinhal (cauda equina).

Desafios do Tratamento

O sucesso do tratamento da OA e doença degenerativa da coluna vertebral requer um acesso multimodal, que geralmente inclui administração de uma ou mais das seguintes terapias: anti-inflamatórios não esteroidais, analgésicos, glicocorticóides e condroprotetores.


Condroprotetores, Antioxidantes, Micronutrientes e Ácidos Graxos Essenciais

Condroprotetores

A Glucosamina é um precursor dos glicosaminoglicanos (GAG) e o Sulfato de Condroitina é um glicosaminoglicano encontrado na matriz extracelular da cartilagem articular. Diversos trabalhos têm mostrado que a associação de condroitina e glucosamina é benéfica no tratamento da OA e das doenças degenerativas da coluna

 

vertebral, promovendo alívio dos sintomas e retardo ou interrupção da evolução da doença.

O líquido sinovial na osteoartrite (OA) apresenta redução na sua viscoelasticidade. Desse modo, o aumento da quantidade de ácido hialurônico no meio sinovial pode reduzir a dor e melhorar a mobilidade articular. O ácido hialurônico pode ainda ter efeito modificador de estrutura.

Antioxidantes

Os radicais livres têm importante papel na fisiopatologia da doença articular degenerativa. Substâncias antioxidantes como a vitamina C, têm efeito benéfico no tratamento da doença articular degenerativa por diminuírem o acúmulo desses radicais.

Micronutrientes

Alguns microelementos, como o manganês, são essenciais como cofatores na síntese de proteoglicanos e glicosaminoglicanos.

Ácidos Graxos Essenciais

Os ácidos graxos essenciais não são sintetizados pelo organismo dos animais e por isso devem ser suplementados em dietas ou medicações. Ômega-6 (ácido linoléico) e ômega-3 (ácido α-linoléico) são exemplos de ácidos graxos essenciais. Essas substâncias atuam inibindo a cascata inflamatória do ácido aracdônico, tanto pela via da cicloxigenase (COX), quanto pela via da lipoxigenase, tendo efeito anti-inflamatório nas articulações sinoviais e na coluna vertebral.
 

ORÇAMENTO
Envie-nos sua prescrição por email ou fax ou foto celular.
Envie-nos a foto do seu bichinho
fale conosco 47 3241 5145
O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta feira das 7:50 as 19:00 horas e aos sábados das 7:50h as 13:00hrs.
Endereço
3 avenida, 550 Centro Balneário Camboriú - SC CEP 88330-088